• Home

    CBC 2024 - Qual o Impacto dos Análogos de GLP-1 Sobre a Pressão Arterial?

    20 de setembro de 2024

    2 minutos de leitura

    Qual o Contexto?

    O excesso de peso, tipicamente, aumenta a pressão arterial e eleva risco cardiovascular, através de efeitos sobre metabolismo lipídico, resistência insulínica e outros processos cardiometabólicos. Por isso, se tem estudado intervenções medicamentosas, como os análogos do GLP-1, para a combate à obesidade. Dada a relevância do tema para prática médica e para redução do risco cardiovascular dos pacientes, ele foi debatido neste Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

    Resumo do Tema:

    Atualmente, um dos medicamentos para combate à obesidade que leva à perda substancial de peso e reduz a pressão arterial é o análogo de GLP-1 subcutâneo semaglutida. Esta informação é respaldada por metanálise publicada em 2024 que mostrou que o tratamento da obesidade com semaglutida, em pacientes hipertensos e não diabéticos, levou à queda significativa da pressão arterial sistólica de – 4,95mmHg, mediada pela perda de peso, quando comparado ao placebo. Além disso, o escalonamento no tratamento anti-hipertensivo ocorreu em 3,9% e em 5,1% dos pacientes, respectivamente. Outra metanálise mostrou que, mesmo em pacientes normotensos obesos, a semaglutida levou a reduções significativas da pressão arterial. Logo, em pacientes obesos não diabéticos, hipertensos ou não, a semaglutida pode reduzir significativamente a pressão arterial e prevenir a ocorrência de lesões de órgão alvo, muito associadas à elevação de risco cardiovascular nestes pacientes.

    Qual o Impacto na Prática?

    Nos pacientes obesos e não diabéticos, hipertensos ou não, a semaglutida possui um importante papel adjuvante no controle pressórico, podendo contribuir para a ausência de necessidade de início ou escalonamento de anti-hipertensivos orais e para prevenção de lesões de órgão-alvo. Dessa forma, deve ser considerada no arsenal terapêutico do perfil de pacientes avaliado.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/qual-o-impacto-dos-analogos-de-glp-1-sobre-a-pressao-arterial


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.