• Home

    CBC 2024 - Por Quanto Tempo Fazer Anticoagulação Após Ablação de Fibrilação Atrial?

    21 de setembro de 2024

    um minuto de leitura

    Qual o Contexto?

    Após a realização da ablação de fibrilação atrial, o tempo ideal recomendado de anticoagulação ainda é incerto e informações da maioria das metanálises realizadas são discrepantes. Por isso, o tema foi discutido nessa sessão ministrada pela Dra Luciana Armaganijan

    Resumo da Palestra:

    Durante esta sessão, Dra Luciana pontuou sobre a discrepância de informações, nas diferentes metanálises e diretrizes e sobre a ausência de estudos randomizados sobre o tempo ideal de anticoagulação após fibrilação atrial, que visa reduzir risco de eventos isquêmicos neurológicos. Diante disso, ela ressaltou que devemos seguir as recomendações da última diretriz de manejo da fibrilação atrial da Sociedade Européia de Cardiologia: devido à ausência de estudos randomizados sobre o tema, por ora, deve-se definir o tempo de anticoagulação dos pacientes após ablação por cateter de fibrilação atrial, de acordo com o CHADSVA, independente do resultado do procedimento, para prevenção de eventos neurológicos isquêmicos e tromboembólicos.

    Qual o Impacto na Prática?

    As recomendações desta palestra ajudam a orientar a conduta diante deste cenário pós- ablação de fibrilação atrial, visto que a maioria dos cardiologistas ainda possui dúvida sobre a melhor estratégia. Assim, vale reforçar que, após ablação de fibrilação atrial é recomendação classe I manter anticoagulação para prevenção de eventos neurológicos isquêmicos e tromboembólicos, de acordo com o escore CHADSVA do paciente.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/por-quanto-tempo-fazer-anticoagulacao-apos-ablacao-de-fibrilacao-atrial


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.