Medicações à Base de Cannabis Não Têm Benefício Comprovado em Osteoartrite
29 de julho de 2024
2 minutos de leitura
A eficácia e segurança do uso de medicações à base de cannabis para osteoartrite ainda são pouco estudadas. Por isso, foi realizada essa revisão de escopo, envolvendo publicações de várias bases de dados, que mostrou que as evidências disponíveis atualmente sobre o uso de medicações à base de cannabis em osteoartrite são insuficientes para respaldar recomendações do uso destas drogas, em pacientes portadores da doença citada.
Realizou-se uma pesquisa abrangente em várias bases de dados, incluindo MEDLINE, Embase, Cochrane Library, CINAHL, Scopus e Proquest, desde o início de cada base de dados até março/2023. Foram recuperadas 2.533 citações e, após desduplicação, triagem de títulos, resumos e textos, inclui-se 10 artigos para análise. As evidências para o uso de medicações à base de cannabis foram mistas: 60% (6/10) dos estudos incluídos reportaram melhora estatisticamente significativa da dor, em pacientes com osteoartrite. Estudos com maiores números amostrais e maiores durações de exposição não encontraram benefícios significativos para dor, no perfil de pacientes estudado. Os poucos eventos adversos reportados foram geralmente leves e afetaram uma minoria dos pacientes.
Por se tratar de uma revisão de escopo abrangendo várias bases de dados, e não de um estudo randomizado com número amostral relevante, este estudo não muda nossa prática clínica, por ora: em pacientes portadores de osteoartrite, não existem evidências suficientes para respaldar o uso de medicações à base de cannabis. Estudos maiores e com tempo longo de seguimento serão necessários para fornecimento de base de evidências mais robusta sobre o uso de tais medicações em osteoartrite.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/medicacoes-a-base-de-cannabis-nao-tem-beneficio-comprovado-em-osteoartrite
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.