Desmistificando a Hepatotoxicidade Crônica do Metotrexato nas Doenças Reumáticas
27 de agosto de 2024
2 minutos de leitura
O metotrexato (MTX) é um componente fundamental no tratamento de doenças reumáticas inflamatórias e a base da terapia para artrite reumatoide. No entanto, a potencial hepatotoxicidade do MTX tem gerado preocupações, especialmente considerando os avanços no entendimento da doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD), que pode ser exacerbada pelo uso prolongado de MTX. Este tema foi amplamente discutido em uma revisão publicada na Nature Reviews.
Evidências atuais sugerem que é improvável que o MTX sozinho seja capaz de induzir doença hepática crônica e o risco de lesão hepática induzida pelo MTX é principalmente agudo. A hepatotoxicidade aguda associada ao MTX geralmente se manifesta como um aumento moderado e transitório das enzimas hepáticas, sem progressão significativa para doenças hepáticas crônicas. Além disso, a dose cumulativa de MTX não tem valor preditivo para a ocorrência de fibrose hepática. No entanto, em pacientes com NAFLD, existem argumentos fisiopatológicos que sugerem (na ausência de provas de ensaios clínicos) que a terapia prolongada com MTX pode agravar o dano hepático e a progressão da doença. Nesses pacientes, para melhor avaliação do risco e progressão para fibrose hepática, é sugerida a realização do escore FIB-4 e encaminhamento para o hepatologista de acordo com o valor do escore e a idade do paciente. Nos pacientes com idade < 65 anos, o ponto de corte seria uma pontuação > 1,3, enquanto que nos pacientes com > 65 anos, seria uma pontuação > 2.
Recomenda-se monitoramento mensal no início do tratamento com MTX, seguido por monitoramento trimestral, incluindo hemogramas completos, testes de função hepática e cálculo do escore de fibrose FIB-4. O acompanhamento regular é essencial, especialmente para pacientes com maior risco de doença hepática. No entanto, na ausência de doença hepática prévia, a progressão para doença hepática crônica é rara.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/desmistificando-a-hepatotoxicidade-cronica-do-metotrexato-nas-doencas-reumaticas
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.