Biossimilares São Mais Custo-Efetivos que Leflunomida no Tratamento da Artrite Reumatoide
05 de agosto de 2024
2 minutos de leitura
Em portadores de artrite reumatoide (AR) com resposta inadequada ao metotrexato, as drogas antirreumáticas modificadoras de doença (DARMD) biossimilares levam a melhores desfechos clínicos quando comparadas às DARMD sintéticas, no entanto, evidências de custo-efetividade permanecem desconhecidas. Dessa forma, realizou-se este estudo que mostrou que as DARMD biossimilares eram mais custo-efetivas que a leflunomida, um DARMD sintético, no manejo de AR com falha inicial do tratamento com metotrexato.
A análise de custo-eficácia desta avaliação econômica foi realizada utilizando um modelo Markov de transição de doença para simular a progressão da doença durante a vida e os custos para pacientes com AR, usando o valor monetário de 2022. Foram incluídos pacientes com AR diagnosticados entre 2000 e 2021, os tratamentos testados foram os biossimilares infliximab e adalimumab e o sintético leflunomida, e os desfechos primários foram os custos de cuidado em saúde ao longo da vida e anos de vida ajustados pela qualidade (QALYS). Seus resultados mostraram que as duas DARMD biossimilares testadas foram mais custo-efetivas (com menor custo financeiro e maiores QALYS) quando comparadas à leflunomida, uma DARMD sintética, no manejo de pacientes com AR com falha inicial do tratamento com metotrexato.
Nas recomendações atuais, utiliza-se a associação de DARMD sintéticas para o manejo de AR com falha de tratamento inicial com metotrexato. No entanto, esta análise de custo-eficácia mostrou que se deve pensar na atualização de diretrizes e utilizar DARMD biossimilares de forma mais precoce após falha com tratamento com metotrexato, tanto pelos benefícios clínicos quanto pelos benefícios econômicos.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/biossimilares-sao-mais-custo-efetivos-que-leflunomida-no-tratamento-da-artrite-reumatoide
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.