CBC 2024 - Ablação por Cateter de Fibrilação Atrial Também Tem Espaço em Insuficiência Cardíaca?
21 de setembro de 2024
um minuto de leitura
Sabe-se que a fibrilação atrial está associada a desfechos clínicos negativos em pacientes com insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida (ICFER), tais como recorrência de descompensações da IC e maior número de hospitalizações. Assim, saber se a ablação por cateter da fibrilação atrial pode beneficiar pacientes com ICFER é fundamental para adequado manejo desse perfil de pacientes.
Nesta palestra, o Dr. Eduardo Benchimol relatou que a fibrilação atrial em pacientes com ICFER está associada também à elevada mortalidade. E, neste perfil de pacientes, a ablação por cateter da fibrilação atrial leva à redução expressiva de desfechos duros (mortalidade e hospitalizações por ICFER). Neste cenário da ICFER, a estratégia da ablação também é superior à estratégia medicamentosa e, apesar de ter maior tendência de benefício em pacientes com ICFER em classe funcional NYHA I e II, sem fibrose atrial, mais jovens e sem comorbidades significativas, deve-se também realizar em pacientes com ICFER mais avançada, visto que esses pacientes podem ter algum grau de benefício. Dr Eduardo ressaltou, ainda, que a ablação por cateter é um procedimento de baixo risco e que deve ser mais indicada em pacientes com ICFER.
Seguindo as recomendações de estudos recentes, deve-se indicar ablação por cateter em pacientes com ICFER, mesmo que avançada, devido ao claro benefício sobre redução de mortalidade e hospitalizações. Dessa forma, será possível proporcionar ao paciente maior qualidade de vida e sobrevida.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/ablacao-por-cateter-de-fibrilacao-atrial-tambem-tem-espaco-em-insuficiencia-cardiaca
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.