Vacina Pneumocócica Confere Proteção em Doenças Inflamatórias Imunomediadas?
26 de agosto de 2024
um minuto de leitura
Pacientes com doenças inflamatórias imunomediadas estão sob risco aumentado de pneumonia pneumocócica, mas a eficácia da vacina pneumocócica nesse perfil de pacientes não foi bem avaliada. Por isso, foi realizado este estudo caso-controle, que mostrou que a vacina está associada à proteção contra hospitalização e morte secundária à pneumonia em pacientes com essas condições.
Foram utilizados registros eletrônicos de saúde no Reino Unido, com dados vinculados de hospitalização e mortalidade de adultos com doenças inflamatórias imunomediadas comuns, diagnosticadas entre 1997 e 2019. Os dados foram seguidos desde a data do primeiro diagnóstico até a ocorrência de um desfecho ou a data do último acompanhamento. Os desfechos avaliados foram hospitalização devido à pneumonia, morte secundária à pneumonia ou consulta médica por infecção do trato respiratório inferior, necessitando de antibiótico. Os resultados mostraram que, na análise multivariável, a vacina pneumocócica foi associada negativamente à hospitalização e morte secundária à pneumonia (com odds ratio de 0,7 e 0,6, respectivamente) e à infecção do trato respiratório inferior, necessitando de antibiótico (odds ratio de 0,76).
Este estudo reforça a importância da recomendação de vacinação pneumocócica em pacientes com doenças inflamatórias imunomediadas, visto que essa medida previne desfechos clínicos negativos — como hospitalização, morte e infecção do trato respiratório inferior, necessitando de antibiótico —, que podem ser extremamente prejudiciais para esses pacientes.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/vacina-pneumococica-confere-protecao-em-doencas-inflamatorias-imunomediadas
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.