Uso Concomitante de Diltiazem com Apixabana ou Rivaroxabana Aumenta Risco de Sangramento em Pacientes com Fibrilação Atrial
14 de junho de 2024
um minuto de leitura
Pacientes com fibrilação atrial (FA) frequentemente recebem anticoagulantes orais diretos (DOACs) como apixabana ou rivaroxabana para prevenir acidentes vasculares cerebrais. Diltiazem, um medicamento comumente usado para controle da frequência ventricular em FA, pode inibir a eliminação desses DOACs, potencialmente causando anticoagulação excessiva e aumentando o risco de sangramentos graves. Uma coorte retrospectiva comparou o risco de sangramentos graves em pacientes com FA que usam apixabana ou rivaroxabana quando tratados concomitantemente com diltiazem versus metoprolol.
204.155 indivíduos com 65 anos ou mais com FA, que iniciaram o uso de apixabana ou rivaroxabana juntamente com diltiazem (53.275 pacientes) ou metoprolol (150.880 pacientes) foram acompanhados por até 365 dias. Pacientes tratados com diltiazem tiveram maior risco de hospitalização por sangramento e morte com evidência recente de sangramento em comparação com metoprolol. Esse risco foi ainda maior com doses de diltiazem superiores a 120 mg/dia. Não houve mudanças significativas no risco de AVC isquêmico ou embolia sistêmica entre os grupos. A comparação direta entre altas e baixas doses de diltiazem mostrou um aumento de risco de sangramento sério.
No manejo da FA, o uso concomitante de diltiazem e DOACs está associado a um risco maior de sangramentos graves. Esse risco foi particularmente mais alto para doses de diltiazem superiores a 120 mg/dia. Portanto na prática clínica devemos considerar alternativas ao diltiazem como agentes de controle da frequência ventricular em pacientes com FA que estão sob terapia com DOACs, além de monitorar cuidadosamente esses pacientes para evitar complicações hemorrágicas.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/uso-concomitante-de-diltiazem-com-apixabana-ou-rivaroxabana-aumenta-risco-de-sangramento-em-pacientes-com-fibrilacao-atrial
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.