• Home

    TAVI Supera Cirurgia em Pacientes de Baixo Risco com Estenose Aórtica Grave?

    17 de maio de 2024

    um minuto de leitura

    Qual o contexto?

    O estudo DEDICATE-DZHK6, realizado em 38 centros na Alemanha, buscou comparar a eficácia entre a implantação de válvula aórtica transcateter (TAVI) e a troca valvar aórtica cirúrgica em pacientes de baixo ou intermediário risco cirúrgico com estenose aórtica grave e sintomática. Resultados revelaram que TAVI foi não inferior à cirurgia em relação à morte por qualquer causa ou acidente vascular cerebral (AVC) ao final de um ano e apresentou taxas significativamente menores de eventos no grupo TAVI em comparação com o grupo cirúrgico.

    Como o estudo foi feito?

    Um total de 1414 pacientes, com idade média de 74 anos foram randomizados para receber TAVI ou cirurgia. Os pacientes tinham um risco cirúrgico baixo, com uma pontuação média no STS escore de 1,8%. O desfecho primário avaliado foi a ocorrência de morte por qualquer causa ou AVC fatal ou não fatal ao final de um ano. TAVI demonstrou uma incidência de 5,4% em comparação com 10,0% no grupo cirúrgico.

    Qual o impacto na prática?

    O estudo DEDICATE-DZHK6 reforça a indicação de TAVI como opção preferencial para pacientes de baixo risco com estenose aórtica grave, uma alternativa menos invasiva com resultados até superiores em termos de mortalidade e incidência de AVC em comparação com a troca valvar cirúrgica padrão.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/tavi-supera-cirurgia-em-pacientes-de-baixo-risco-com-estenose-aortica-grave


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.