Qual o Impacto das Enchentes na Saúde Respiratória?
22 de maio de 2024
um minuto de leitura
Embora haja um senso comum de que a umidade melhora a saúde respiratória, um artigo editorial descreve como o aumento da frequência e intensidade das chuvas e enchentes, têm um impacto significativo negativo na saúde pulmonar. As enchentes representam um risco crescente para saúde, especialmente respiratória, pela contaminação da água, comprometimento de serviços de saúde como vacinação e crescimento de mofo em ambientes úmidos.
O editorial revisou múltiplos estudos observacionais e epidemiológicos que abordaram os efeitos diretos e indiretos das enchentes na saúde respiratória. Foram analisados dados de inundações em diferentes partes do mundo, como a República Dominicana, a África Oriental e os estados orientais dos EUA. A contaminação da água das enchentes com toxinas, pesticidas e patógenos aumenta o risco de infecções respiratórias. Além disso, ambientes úmidos pós-enchente favorecem o crescimento de mofo, agravando condições como asma e bronquite. As enchentes também comprometem sistemas de saúde e vacinação, aumentando a vulnerabilidade a infecções respiratórias.
As informações deste editorial ressaltam a necessidade de medidas para preservar a saúde respiratória em momentos de inundação. Exemplos como estimular a ventilação em áreas afetadas para prevenir o crescimento de mofo, distribuir máscaras e luvas para pessoas envolvidas em operações de limpeza pós-enchente e garantir que serviços de vacinação sejam mantidos ou rapidamente restabelecidos.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/qual-o-impacto-das-enchentes-na-saude-respiratoria
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.