Pressão Arterial Sistólica de 24h e Noturna São Mais Elevadas na Artrite Reumatoide
01 de novembro de 2024
um minuto de leitura
A prevalência de hipertensão arterial sistêmica (HAS), um importante fator de risco cardiovascular, é aumentada em portadores de artrite reumatoide (AR). Este estudo transversal mostrou que as medidas de pressão arterial sistólica, tanto de 24h quanto noturna, são maiores em pacientes com AR. Esses achados estão fortemente relacionados à inflamação e à ativação imune.
O estudo avaliou 46 pacientes com AR e 23 controles sem a doença, que utilizaram um monitor ambulatorial de pressão arterial de 24h. Além disso, mediadores inflamatórios foram mensurados por meio de um painel proteômico inflamatório. Os resultados mostraram que as medidas médias de pressão arterial sistólica de 24h, diurna e noturna, foram significativamente maiores em pacientes com AR (p=0,01; p=0,003 e p=0,002, respectivamente). A redução da pressão arterial noturna foi menor em pacientes com AR em comparação com o grupo controle (p=0,02). Essas elevações na pressão arterial e a menor redução noturna correlacionaram-se com níveis elevados de mediadores inflamatórios.
Dado que pacientes com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, apresentam maior risco cardiovascular, os achados sugerem que é necessário realizar um monitoramento precoce e intensivo da pressão arterial nesse perfil de pacientes. Isso permitirá a indicação de tratamento precoce, tanto não medicamentoso quanto medicamentoso, além de um acompanhamento regular com cardiologista para prevenir desfechos cardiovasculares negativos.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/pressao-arterial-sistolica-de-24h-e-noturna-sao-mais-elevadas-na-artrite-reumatoide
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.