Oxigenoterapia 24h/dia Melhora Desfechos em Hipoxêmicos?
11 de novembro de 2024
2 minutos de leitura
A oxigenoterapia por pelo menos 15 horas diárias já é comprovadamente eficaz em prolongar a sobrevida de pacientes com hipoxemia grave. Contudo, sem embasamento em estudos randomizados, algumas recomendações sugeriram a oxigenoterapia contínua de 24 horas por dia, um regime mais oneroso e sem benefício adicional comprovado. Este estudo randomizado foi, então, conduzido para avaliar se o uso de oxigênio por 24 horas diárias ofereceria alguma vantagem. Os resultados mostraram que, em pacientes com hipoxemia grave, a oxigenoterapia 24h/dia não melhorou desfechos clínicos em relação ao uso por 15h/dia.
Foram incluídos 241 pacientes com hipoxemia grave em repouso, randomizados em dois grupos: 124 receberam oxigenoterapia por 15 horas diárias e 117 por 24 horas diárias. O desfecho primário foi uma combinação de hospitalização ou morte por qualquer causa em 1 ano.Os resultados indicaram que a oxigenoterapia de 24 horas por dia não foi superior à de 15 horas em reduzir o risco de hospitalização ou morte em 1 ano (p=0,007 para não superioridade). Além disso, não houve diferenças significativas entre os grupos na taxa de hospitalização, mortalidade por qualquer causa ou na ocorrência de eventos adversos.
Este estudo randomizado reforça as diretrizes atuais e práticas clínicas vigentes: em pacientes hipoxêmicos graves, a oxigenoterapia contínua de 24h não traz benefícios adicionais sobre o regime de 15h. Assim, a prescrição de oxigênio para este perfil de pacientes deve ser individualizada, considerando sintomas e necessidades clínicas específicas de cada paciente, evitando intervenções desnecessárias e onerando menos o sistema de saúde.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/oxigenoterapia-24hdia-melhora-desfechos-em-hipoxemicos
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.