• Home

    Medida de Dióxido de Carbono Expirado Prevê Falha de Extubação?

    07 de outubro de 2024

    2 minutos de leitura

    Qual o Contexto?

    Inúmeras medidas de predição para falha de extubação foram propostas, incluindo hipercapnia ao final do teste de respiração espontânea (TRE). No entanto, a realização de gasometria arterial ao final da TRE não é recomendada rotineiramente, enquanto o dióxido de carbono expirado (ETCO2) pode ser facilmente monitorado. Assim, foi realizado este estudo observacional, que mostrou que a ETCO2 seriada durante a TRE bem-sucedida parece ter valor preditivo limitado para os desfechos da extubação.

    Como o Estudo Foi Feito?

    Foram incluídos na análise 189 pacientes que possuíam planejamento de extubação. Seus dados clínicos e ETCO2 foram registrados durante uma TRE bem-sucedida de 1 hora, com baixa pressão de suporte. A ETCO2 medida antes da TRE bem-sucedida foi significativamente menor em pacientes com falha de extubação, em comparação à dos pacientes com extubação bem-sucedida (27 [24 – 29] versus 30 [27 -47] mmHg), enquanto a ETCO2 medida em 5 minutos e ao final da TRE foi comparável entre os grupos (26 [22-28] versus 29 [28 – 49] mmHg e 26 [26 – 29] versus 29 [27 – 49] mmHg), respectivamente. Portanto, existe um valor preditivo limitado para a ETCO2 na previsão de falha de extubação.

    Qual o Impacto na Prática?

    Esta análise observacional sugere que a medida de ETCO2 durante uma TRE bem-sucedida não é um bom preditor para falhas de extubação e, por isso, não deve ser usada rotineiramente. Medidas como o manejo e a higienização de vias aéreas (evitando acúmulo de secreções), garantindo um bom status mental do paciente, prevenindo edema de vias aéreas superiores e realizando o rastreio de pneumonia representam formas mais eficazes, bem consolidadas e estudadas para prevenção de falhas de extubação.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/medida-de-dioxido-de-carbono-expirado-preve-falha-de-extubacao


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.