Infusão de Fluidos Pré-indução Anestésica e Intubação é Sempre Benéfica?
23 de setembro de 2024
um minuto de leitura
Os resultados de ensaios clínicos randomizados atuais variam em relação à eficácia da reidratação antes da indução anestésica. Assim, foi realizada esta metanálise de estudos randomizados que mostrou que a hidratação pré-indução anestésica é benéfica em pacientes pré-cirúrgicos, mas não tem o mesmo efeito em pacientes críticos.
Realizou-se buscas nas bases de dados PubMed, Embase, The Cochrane Database of Systematic Reviews e ClinicalTrials até outubro de 2022. Qualquer estudo randomizado que avaliou a administração de fluidos intravenosos à pacientes pré intubação orotraqueal ou pré-indução anestésica cirúrgica era elegível. Foram selecionados 7 estudos, com um total de 2850 pacientes. 1430 pacientes receberam hidratação e 1420 foram controles. Seus resultados mostraram que pacientes que receberam infusão de fluidos precoce pré-anestésica cirúrgica tiveram menor incidência de hipotensão. No entanto, esta conduta não mostrou redução de hipotensão em pacientes críticos. Assim, os dados mostram que a hidratação apresenta benefício mais significativo em pacientes cirúrgicos pré-indução anestésica; mas isso não se repete em pacientes críticos.
Esta metanálise reforça o que já é bastante difundido na prática clínica: não se deve realizar infusão de fluidos intravenosos rotineiramente em pacientes críticos. É recomendada sempre avaliação clínica, de exames de imagem e laboratoriais para definir se tal paciente realmente necessita de hidratação. Apenas dessa forma será possível reduzir os efeitos deletérios da hiper-hidratação neste perfil de pacientes e melhorar seus desfechos.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/infusao-de-fluidos-pre-inducao-anestesica-e-intubacao-e-sempre-benefica
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.