• Home

    IMC Materno Elevado Aumenta o Risco de AVC Perinatal?

    10 de março de 2025

    2 minutos de leitura

    Qual o contexto?
    O sobrepeso e a obesidade materna estão associados a um maior risco de complicações obstétricas e perinatais. No entanto, o impacto direto do índice de massa corporal (IMC) materno sobre o risco de acidente vascular cerebral (AVC) perinatal no bebê ainda não era bem estabelecido. Para preencher essa lacuna, este estudo de coorte demonstrou que o risco de AVC isquêmico perinatal aumenta de forma dose-resposta com o aumento do IMC materno, evidenciando uma relação proporcional entre obesidade materna e risco neurológico neonatal.

    Como o estudo foi feito?
    Foram analisados dados de 2.140.852 nascimentos únicos na Suécia, ocorridos entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2019, com idade gestacional ≥22+0 semanas e sem grandes malformações congênitas. O tempo de acompanhamento foi de até 28 dias após o nascimento, e o desfecho primário foi AVC isquêmico perinatal, definido por diagnóstico clínico registrado no Registro Médico de Nascimento, no Registro Nacional de Pacientes ou no Registro Sueco de Qualidade Neonatal. Seus resultados mostraram que a taxa de razão ajustada de AVC isquêmico perinatal aumentou de forma linear com o aumento do IMC materno. Entretanto, ao analisar por categorias de IMC, apenas a obesidade (IMC ≥30 kg/m²) foi associada a um risco estatisticamente significativo de AVC perinatal, com razão de taxas ajustada de 1,82 (IC 95% 1,34–2,44) para obesidade classe I e 1,96 (IC 95% 1,27–2,91) para obesidade classes II-III. Para sobrepeso (IMC 25–29,9 kg/m²), não houve associação estatisticamente significativa com AVC perinatal (razão de taxas ajustada 1,16; IC 95% 0,91–1,46)

    Qual o impacto na prática?
    Os achados deste estudo reforçam a necessidade de prevenção e controle da obesidade materna como uma estratégia para reduzir complicações neonatais graves. Mulheres em idade fértil devem ser orientadas sobre os riscos da obesidade para a gestação e incentivadas a buscar medidas preventivas, incluindo mudanças no estilo de vida e, quando necessário, intervenções medicamentosas antes da concepção. Além disso, o controle rigoroso do ganho de peso durante a gestação deve ser enfatizado como parte dos cuidados pré-natais, visando minimizar o risco de desfechos neurológicos adversos no bebê.

     


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/imc-materno-elevado-aumenta-o-risco-de-avc-perinatal


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.