• Home

    Enchentes Tem Impacto Negativo na Saúde Mental a Longo Prazo?

    20 de maio de 2024

    um minuto de leitura

    Qual o contexto?

    Um estudo que buscou compreender os impactos de longo prazo de inundações na saúde mental encontrou uma associação significativa entre deslocamento devido a inundações e sintomas aumentados de depressão um ano após o evento. Indivíduos que relataram não terem recebido aviso prévio antes da inundação e do deslocamento foram significativamente mais propensos a relatar mais sintomas de depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). 

    Como o estudo foi feito?

    O estudo epidemiológico observacional utilizou dados do UK National Study of Flooding and Health para investigar a associação entre evacuação ou realocação devido a inundações e a saúde mental um ano após as inundações de 2013-2014 no Reino Unido. Os pesquisadores também avaliaram o efeito da quantidade de aviso prévio recebido antes das inundações. O estudo encontrou uma associação significativa entre deslocamento devido a inundações e aumento nos sintomas de depressão (OR 1,72). Os sintomas de ansiedade e TEPT aumentaram, mas não significativamente após ajustes. A falta de aviso prévio aumentou significativamente os sintomas de depressão e TEPT entre os deslocados.

    Qual o impacto na prática?

    Os resultados desse estudo são importantes para embasar políticas públicas no Brasil, onde inundações são frequentes. Um sistema de alerta precoce eficiente pode mitigar os efeitos negativos na saúde mental. Além disso, é crucial que serviços adequados de saúde mental estejam disponíveis para apoiar essas populações, garantindo uma resposta integrada e eficaz aos desastres.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/enchentes-tem-impacto-negativo-na-saude-mental-a-longo-prazo


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.