Diferenças de Mortalidade Após Revascularização: Comparação entre Doença Arterial Periférica e Doença Arterial Coronária
26 de junho de 2024
um minuto de leitura
Um estudo observacional retrospectivo fez uma comparação direta dos resultados de mortalidade entre indivíduos com doença arterial periférica (DAP) e doença arterial coronariana (DAC) submetidos a procedimentos de revascularização. O risco de mortalidade é quase três vezes maior em pacientes submetidos a revascularização para DAP do que para DAC. O excesso de mortalidade é em grande parte atribuível às diferenças entre os grupos nas características basais, incluindo fatores potencialmente modificáveis clinicamente e socialmente.
Dados foram coletados de um banco de dados nacional abrangendo 10.754 pacientes (4.405 com DAP e 6.349 com DAC) submetidos a revascularização arterial. Os pacientes foram acompanhados por um período de um ano. A mortalidade foi significativamente maior em pacientes com DAP comparados aos com DAC (HR 2,91). Após ajuste para idade, sexo, doenças polivasculares, comorbidades e uso de medicamentos cardioprotetores, a razão de risco (HR) para mortalidade em pacientes com DAP foi de 1,17.
As características clínicas basais, como idade avançada, doenças polivasculares e comorbidades, foram mais comuns para DAP do que DAC. Isso pode ter contribuído significativamente para a maior mortalidade observada em pacientes com DAP após revascularização. Essa constatação é corroborada quando ajustes para esses fatores reduziram a razão de risco de mortalidade, indicando a influência desses fatores na mortalidade observada.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/diferencas-de-mortalidade-apos-revascularizacao-comparacao-entre-doenca-arterial-periferica-e-doenca-arterial-coronaria
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.