Corticoterapia é Benéfica em Pneumonia Comunitária?
30 de setembro de 2024
um minuto de leitura
As diretrizes fornecem orientações variadas sobre o uso de corticoides como tratamento adjuvante na pneumonia comunitária (PC). Esta metanálise foi realizada para esclarecer esse papel, demonstrando que o uso de corticoides pode reduzir o risco de mortalidade e melhorar desfechos clínicos em pacientes com pneumonia, principalmente naqueles com formas graves da doença.
Foram incluídos 15 estudos randomizados com um total de 3.252 pacientes, extraídos das bases de dados MEDLINE, Embase, Cochrane Library e registros de ensaios clínicos até março de 2023. O desfecho primário foi a mortalidade por todas as causas até 30 dias após a randomização. Os resultados mostraram que os corticoides reduziram significativamente o risco de mortalidade em pacientes com pneumonia comunitária (alta certeza de evidência). Este efeito foi particularmente evidente com o uso de hidrocortisona e em pacientes com pneumonia grave. Além disso, observou-se que pacientes mais jovens apresentaram maior redução na mortalidade. Os corticoides também reduziram a incidência de choque, a necessidade de ventilação mecânica e o tempo de permanência hospitalar e em UTI, com moderada certeza de evidência.
Embora os achados desta metanálise sugiram benefícios claros, é importante interpretar os resultados com cautela. O maior benefício dos corticoides foi observado em pacientes com insuficiência respiratória grave ou necessidade de ventilação mecânica, especialmente quando administrados precocemente. No entanto, deve-se evitar o uso de corticoides em casos de pneumonia associada a patógenos específicos, como influenza, tuberculose ou fungos, devido ao risco de piora significativa do quadro clínico.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/corticoterapia-e-benefica-em-pneumonia-comunitaria
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.