Colchicina Não Reduz Recorrência de Arritmia Atrial Após Ablação
14 de agosto de 2024
2 minutos de leitura
A inflamação que ocorre após ablação por cateter de fibrilação atrial (FA) pode promover a recorrência de arritmias atriais e causar eventos clínicos relacionados. Diversos tratamentos têm sido utilizados na tentativa de reduzir essa inflamação, incluindo a colchicina. Este estudo randomizado, no entanto, mostrou que o uso da colchicina após ablação de FA não reduziu a recorrência de arritmias atriais ou os eventos clínicos associados.
Foram incluídos 202 pacientes submetidos à ablação por cateter de FA, randomizados em dois grupos: 101 pacientes receberam colchicina 0,6 mg duas vezes ao dia, e outros 101 receberam placebo, por 10 dias após a ablação. Os desfechos analisados incluíram a recorrência de arritmia atrial (definida como FA, flutter ou taquicardia atrial > 30 segundos, identificada em dois Holters de 14 dias e em 3 meses pós-ablação) e uma composição de desfechos clínicos (visitas à emergência, hospitalização cardiovascular, cardioversão ou repetição da ablação). Os resultados mostraram que a colchicina não preveniu a recorrência de arritmia atrial em 2 semanas (31% versus 32%) ou em 3 meses após a ablação (14% versus 15%), como também não reduziu a composição de desfechos clínicos mencionada. No entanto, a colchicina foi associada à redução da dor precordial compatível com pericardite pós-ablação e ao aumento dos índices de diarreia após o procedimento.
A principal conclusão deste estudo é que, no contexto de pós-ablação de fibrilação atrial, o uso regular de colchicina não traz benefícios significativos, pois não reduz a recorrência de arritmias atriais, não melhora os desfechos clínicos adversos e ainda pode causar efeitos colaterais gastrointestinais. O único possível benefício, a redução da dor precordial compatível com pericardite pós-ablação, é mínimo e não justifica o uso da medicação no cenário clínico estudado.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/colchicina-nao-reduz-recorrencia-de-arritmia-atrial-apos-ablacao
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.