Cenerimod é Eficaz para o Tratamento do Lúpus?
20 de dezembro de 2024
2 minutos de leitura
O cenerimod, um modulador seletivo do receptor S1P1, é investigado como potencial tratamento para lúpus eritematoso sistêmico (LES). Contudo, sua eficácia e segurança ainda não haviam sido estabelecidas. Este estudo randomizado mostrou que, apesar de algumas reduções na pontuação de atividade da doença (mSLEDAI-2K) em doses mais altas, o desfecho primário não foi alcançado, sugerindo que o cenerimod não comprovou eficácia no tratamento do LES.
Foram incluídos 810 adultos com LES moderado a grave (pontuação mSLEDAI-2K ≥6, excluindo leucopenia). Os participantes foram randomizados para receber cenerimod oral (0,5 mg, 1,0 mg, 2,0 mg ou 4,0 mg) ou placebo, em associação à terapia de base estável, durante 12 meses. O desfecho primário foi a mudança na pontuação mSLEDAI-2K do início até o mês 6.
Os resultados mostraram que apenas a dose de 4,0 mg apresentou uma redução estatisticamente significativa no mSLEDAI-2K (-1,19; IC 95%: -2,25 a -0,12; p=0,029), enquanto as doses de 0,5 mg, 1,0 mg e 2,0 mg não demonstraram benefício significativo em relação ao placebo. Como o desfecho primário exigia que todas as doses testadas fossem superiores ao placebo, o critério não foi atendido, limitando a comprovação da eficácia geral do cenerimod.
O estudo não comprovou a eficácia do cenerimod no tratamento do LES moderado a grave quando associado à terapia de base. Dessa forma, o cenerimod não pode ser incorporado ao arsenal terapêutico atual da doença. Novos estudos randomizados serão necessários para confirmar sua eficácia no LES.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/cenerimod-e-eficaz-para-o-tratamento-do-lupus
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.