CBR 2024 - Vasculites Crioglobulinêmicas
27 de setembro de 2024
2 minutos de leitura
A vasculite crioglobulinêmica é uma doença rara, complexa e de difícil diagnóstico e tratamento. Durante a conferência, foram abordados aspectos diagnósticos e terapêuticos, com ênfase na complexidade do manejo da doença. Diante do exposto, o tema foi abordado em conferência ministrada pelo Dr. Bóris Afonso Cruz no Congresso Brasileiro de Reumatologia de 2024.
O palestrante inicia destacando que o manejo da crioglobulinemia envolve o tratamento da doença subjacente, como infecções crônicas por hepatite C, associado a terapia imunossupressora. O tratamento da infecção pode ser concomitante ao tratamento imunossupressor, exceto em casos de hepatite B ou HIV que a terapia antiviral deve ser iniciada antes. Glicocorticoides sistêmicos em altas doses combinados com rituximabe são recomendados como terapia inicial. O rituximabe pode ser administrado em dois esquemas: 1 g nos dias 0 e 14 ou quatro infusões semanais de 375 mg/m², c nesse último esquema 2 doses adicionais mensais também de 375mg/m2 podem ser usadas como manutenção. O esquema de 375 mg/m² semanal é preferido para pacientes com altos títulos de fator reumatoide, baixos níveis de C4, ou criócrito elevado (>10%), devido ao risco de doença do soro aguda com a dose mais alta. Em casos de criócrito >10%, plasmaférese (2 a 3 sessões) pode ser realizada antes do início do rituximabe. O Dr. Cruz finaliza destacando que para pacientes com complicações graves, como síndrome de hiperviscosidade, hemorragia pulmonar, glomerulonefrite rapidamente progressiva ou úlceras cutâneas, a plasmaférese é uma opção indicada, com reposição de fluidos por solução de albumina a 5% que deve ser aquecida.
Na prática, conhecimento das particularidades no tratamento da vasculite crioglobulinemica é essencial para o manejo terapêutico adequado. O Rituximabe juntamente com corticoide são os tratamentos de primeira linha.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/cbr-2024-vasculites-crioglobulinemicas
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.