Canagliflozina Melhora o Metabolismo do Ferro e Níveis de Hemoglobina em Pacientes com Doença Renal Crônica
18 de outubro de 2024
2 minutos de leitura
O uso de inibidores da SGLT2 parece estar relacionado a efeitos significativos no controle da anemia, influenciando o metabolismo do ferro, os níveis de hemoglobina e a deficiência funcional de ferro. Uma análise post-hoc do ensaio CREDENCE, publicada em 2024, avaliou o efeito da canagliflozina no metabolismo do ferro em pacientes com DRC e diabetes tipo 2, investigando seu impacto nos níveis de hemoglobina e na deficiência de ferro. O principal achado do estudo foi que a canagliflozina aumentou o TIBC, reduziu os níveis de ferritina e melhorou os níveis de hemoglobina, independentemente da presença de deficiência de ferro.
Dos 4.401 pacientes incluídos no estudo CREDENCE, 2.416 tiveram seus marcadores de ferro avaliados no início e após 12 meses de tratamento. A análise avaliou ferro sérico, a capacidade total de ligação de ferro (TIBC), a saturação de transferrina (TSAT) e a ferritina. Entre os pacientes, 38% apresentavam deficiência de ferro (TSAT <20%) na linha de base. Os resultados mostraram que a canagliflozina, em comparação ao placebo, aumentou significativamente o TIBC em 2,1% e reduziu a ferritina em 11,5% (p<0,001). Não houve efeito significativo sobre o ferro sérico ou a TSAT. Além disso, a canagliflozina aumentou os níveis de hemoglobina em 7,3 g/L em pacientes com deficiência de ferro e em 6,7 g/L (ambos p<0,001) naqueles sem deficiência, sem diferença significativa entre os grupos.
A anemia por deficiência de ferro é um problema comum em pacientes com doença renal crônica e está associada a desfechos negativos, como hospitalização e morte por doença cardiovascular. Esta análise post-hoc sugere que o uso de canagliflozina pode aumentar a disponibilidade e a utilização dos estoques de ferro, resultando em elevação nos níveis de hemoglobina, mesmo em pacientes com deficiência de ferro. Isso pode contribuir para a melhora dos desfechos clínicos em pacientes com DRC e diabetes tipo 2.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/canagliflozina-melhora-o-metabolismo-do-ferro-e-niveis-de-hemoglobina-em-pacientes-com-doenca-renal-cronica
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.