• Home

    Betabloqueadores Podem Retardar a Progressão da Doença de Huntington?

    20 de janeiro de 2025

    2 minutos de leitura

    Qual o Contexto?

    A Doença de Huntington (DH) é um distúrbio neurodegenerativo progressivo caracterizado por declínio motor, cognitivo e psiquiátrico. Como não há cura, é essencial investigar abordagens terapêuticas que possam retardar sua progressão. Este estudo longitudinal observacional utilizou a base de dados Enroll-HD para avaliar se o uso de betabloqueadores (BB) influencia a idade de início dos sintomas motores e a taxa de progressão da doença. Os resultados mostraram que os BBs estavam associados a um atraso no diagnóstico motor da DH e a uma taxa de progressão mais lenta dos sintomas motores e cognitivos, sugerindo um potencial terapêutico para essa classe medicamentosa.

    Como o Estudo Foi Feito?

    Foram analisados 4683 pacientes com DH pré-manifesta (pré-DH) e 3024 com DH motora precoce manifesta (mmDH), comparando usuários e não usuários de BB por mais de um ano. O desfecho primário no grupo pré-DH foi o tempo até o diagnóstico motor da doença, enquanto no grupo mmDH avaliou-se a taxa de progressão do escore motor total, escore de capacidade funcional total e o teste de modalidades de dígitos simbólicos.

    Os usuários de BB no grupo pré-DH apresentaram uma redução significativa no risco anualizado de receber o diagnóstico motor em comparação aos não usuários (HR 0,66; IC 95%, 0,46-0,94; P = 0,02). No grupo mmDH, os usuários de BB apresentaram uma progressão mais lenta dos sintomas motores (q = 0,025), da capacidade funcional total (q = 0,025) e do desempenho cognitivo no teste de modalidades de dígitos simbólicos ( q = 0,017).

    Qual o impacto na prática?

    O estudo sugere que, em pacientes com pré-DH ou mmDH, o uso de BB pode melhorar desfechos clínicos e retardar a progressão da doença. No entanto, por se tratar de estudo observacional, ainda não se pode incluir BB no arsenal terapêutico destes pacientes: ele servirá para suscitar a realização de estudos randomizados que comprovem eficácia e segurança da medicação, para que ela possa ser usada como tratamento, melhorando a qualidade de vida do perfil de pacientes avaliado.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/betabloqueadores-podem-retardar-a-progressao-da-doenca-de-huntington


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.