Benefícios de Sacubitril/Valsartana São Mantidos Mesmo em Hipotensão?
13 de novembro de 2024
um minuto de leitura
A hipotensão é um importante problema clínico em insuficiência cardíaca (IC). No entanto, ainda é necessário avaliar a associação entre a hipotensão (assintomática ou sintomática) e desfechos clínicos. Por isso, realizou-se esta análise post-hoc do estudo PARADIGM-HF que mostrou que apesar de tanto a hipotensão assintomática como a sintomática durante o tratamento com sacubitril/valsartan terem sido associadas a piores desfechos, os benefícios do sacubitril/valsartan foram mantidos ou mesmo aumentados.
Dentre os 8399 pacientes do estudo PARADIGM-HF, 1343 (16%) apresentaram hipotensão assintomática e 936 (11,1%) apresentaram hipotensão sintomática, pelo menos uma vez após a randomização. Os pacientes que apresentaram ambos os tipos de hipotensão estavam sob maior risco de todos os desfechos avaliados. No entanto, o efeito do sacubitril/valsartana sobre o desfecho primário do estudo (morte cardiovascular ou hospitalização por IC) não foi diminuído em pacientes com hipotensão, quando comparados àqueles que não tiveram (p=0,01). A segurança do sacubitril/valsartana também foi mantida, apesar da ocorrência de hipotensão.
Esta análise secundária sugere que, apesar de ser importante evitar hipotensão, no perfil de pacientes avaliado, caso ela ocorra, não se deve realizar suspensão rotineira do sacubitril/valsartana, devido ao benefício clínico comprovado. De acordo com as recomendações mais atuais, deve-se, em caso de hipotensão sintomática, reduzir outras drogas não modificadoras de mortalidade, como diuréticos de alça, manter sacubitril/valsartana e seguir paciente de forma regular, para avaliação de sintomas.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/beneficios-de-sacubitrilvalsartana-sao-mantidos-mesmo-em-hipotensao
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.