Anemia Piora Desfechos em Amiloidose ATTR
09 de agosto de 2024
um minuto de leitura
A anemia é bastante prevalente em pacientes com cardiopatia amiloide ATTR, mas sua significância prognóstica ainda é incerta, devido a dados disponíveis conflitantes. Este estudo retrospectivo mostrou que pacientes anêmicos com cardiopatia amiloide ATTR apresentam piores desfechos clínicos, quando comparados a pacientes não-anêmicos com a mesma condição.
Foram selecionados 270 pacientes diagnosticados com cardiopatia amiloide ATTR e recebendo tratamento com droga modificadora de doença (tafamidis). Desses, 30% eram anêmicos (hemoglobina < 13 g/dl em homens e < 12 g/dl em mulheres). A análise de Kaplan-Meier mostrou que a anemia estava associada a uma maior probabilidade de mortalidade e hospitalizações por todas as causas e cardiovasculares (p<0,05). Na análise por regressão de Cox, após ajuste por idade basal e genótipo ATTR, a anemia foi associada a um risco aumentado de hospitalizações por todas as causas.
Este estudo retrospectivo demonstra a importância de identificar a anemia em pacientes com amiloidose ATTR, uma causa subdiagnosticada de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada. Com o tratamento da anemia, é possível melhorar a mortalidade, reduzir internações hospitalares e aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos portadores desta doença de difícil manejo diagnóstico e terapêutico.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/anemia-piora-desfechos-em-amiloidose-attr
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.