Ácido Tranexâmico Reduz Crescimento de Hematoma em Hemorragia Intracerebral?
30 de dezembro de 2024
2 minutos de leitura
O ácido tranexâmico tem sido avaliado em ensaios clínicos para hemorragia intracerebral, mas os resultados globais foram neutros. Este estudo realizou uma metanálise com dados individuais para explorar o efeito do ácido tranexâmico no crescimento do hematoma em pacientes com "spot sign" na angiotomografia tratados dentro de 4,5 horas após o início do evento. Os achados mostraram uma modesta redução no crescimento do hematoma nesses casos.
Realizou-se uma revisão sistemática e metanálise de dados individuais, incluindo três ensaios randomizados, com 162 participantes (60 mulheres e 102 homens). Foram incluídos pacientes com hemorragia intracerebral primária, "spot sign" na angiotomografia e imagens de seguimento no período necessário. O desfecho primário foi o crescimento do hematoma em 24 horas, definido como aumento relativo ≥33% ou absoluto ≥6 mL.
Os resultados mostraram que o crescimento do hematoma ocorreu em 49% dos pacientes tratados com ácido tranexâmico, em comparação com 55% no grupo placebo (risco ajustado: 0,86; IC 95% 0,84–0,89; p < 0,001). A expansão mediana absoluta do hematoma foi 1,60 mL (IC 95% 0,77–2,43) menor no grupo tratado com ácido tranexâmico. Não houve diferenças significativas nos desfechos funcionais ou de segurança, como mortalidade ou eventos tromboembólicos.
O estudo sugere que o ácido tranexâmico pode reduzir modestamente o crescimento do hematoma em pacientes com hemorragia intracerebral e "spot sign". Contudo, a ausência de benefícios em desfechos funcionais ou de segurança indica que o uso clínico da droga ainda não é justificável. Estudos adicionais com maior poder são necessários para confirmar esses achados e avaliar seu impacto clínico antes de recomendar o uso do ácido tranexâmico de forma ampla.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/acido-tranexamico-reduz-crescimento-de-hematoma-em-hemorragia-intracerebral
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.