Sangramento em Fibrilação Atrial Está Associado a Maior Risco de Câncer?
12 de março de 2025
2 minutos de leitura
Sangramento após o início da anticoagulação para fibrilação atrial (FA) pode ser um dos primeiros sinais de malignidade, especialmente em idosos. No entanto, não há diretrizes estabelecidas para orientar a investigação de câncer em pacientes com sangramento recente após início da anticoagulação. Por isso, este estudo de coorte analisou a associação entre sangramento e diagnóstico subsequente de câncer, demonstrando que, na população avaliada, o sangramento esteve fortemente associado a novos diagnósticos oncológicos.
Foram analisados dados administrativos de 119.480 indivíduos com idade ≥66 anos que iniciaram tratamento com varfarina ou anticoagulantes orais diretos após diagnóstico de FA entre 2008 e 2022. O acompanhamento foi de 2 anos após o início da anticoagulação. O sangramento foi identificado por registros de alta hospitalar, atendimentos em departamentos de emergência e faturamento médico. O desfecho primário foi a incidência de novos diagnósticos de câncer. Os resultados mostraram que pacientes que apresentaram sangramento tiveram um risco significativamente maior de diagnóstico oncológico (razão de risco [RR], 4,0; IC 95%, 3,8–4,3). Além disso, os cânceres foram identificados em estágios mais precoces nos pacientes que apresentaram sangramento (27,6% em estágio 4 após sangramento versus 31,3% sem sangramento; P=0,029).
Os achados reforçam que, em pacientes com FA, episódios de sangramento devem ser encarados como um possível alerta para neoplasias ocultas. Dessa forma, a investigação oportuna de malignidade nesses pacientes deve ser considerada, em vez de atribuir o sangramento apenas como um efeito adverso esperado da anticoagulação. Estratégias para triagem oncológica podem ser úteis na prática clínica para antecipar o diagnóstico e melhorar o prognóstico desses pacientes.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/sangramento-em-fibrilacao-atrial-esta-associado-a-maior-risco-de-cancer
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.