Colchicina Previne Eventos Vasculares Recorrentes Após AVC?
31 de julho de 2024
um minuto de leitura
A terapia de longo prazo com colchicina previne a recorrência de eventos vasculares em doença arterial coronariana (DAC). Diferentemente da DAC, o acidente vascular encefálico isquêmico (AVC) é causado por diversos mecanismos ou por causas desconhecidas. Por isso, a eficácia da colchicina neste cenário é incerta. Este estudo aberto e randomizado foi realizado para avaliar essa questão, mas não mostrou benefício significativo no uso da colchicina para a prevenção de recorrência de eventos vasculares após AVC.
Entre dezembro de 2016 e novembro de 2022, 3.144 pacientes foram randomizados em dois grupos: 1.569 pacientes receberam colchicina associada ao cuidado de saúde padrão e 1.575 pacientes receberam apenas o cuidado de saúde padrão. O desfecho primário era a ocorrência do primeiro AVC recorrente fatal ou não-fatal, infarto do miocárdio, parada cardíaca ou hospitalização por angina instável. Os resultados não mostraram benefício estatisticamente significativo no uso da colchicina para a prevenção de recorrência de eventos vasculares após AVC. É importante destacar que o ensaio foi encerrado antes de alcançar o número previsto de resultados, devido a restrições orçamentárias atribuídas à pandemia de COVID-19.
Devido à ausência de benefício estatisticamente significativo e ao impacto que a pandemia de COVID-19 teve sobre este estudo, ele não modificará a prática clínica atual. Até o momento, não se provou que a colchicina possa prevenir a recorrência de eventos vasculares após AVC. Novos e maiores estudos randomizados serão necessários para avaliar a eficácia do uso da colchicina neste cenário.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/colchicina-previne-eventos-vasculares-recorrentes-apos-avc
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.