• Home

    Deve-se Monitorizar a Pressão Arterial Após Distúrbios Hipertensivos da Gravidez?

    21 de agosto de 2024

    um minuto de leitura

    Qual o Contexto? 

    Após um distúrbio hipertensivo da gravidez (DHG), a hipertensão pode piorar no pós-parto, especialmente após a alta hospitalar. No entanto, a frequência e a gravidade desse evento não são bem estabelecidas. Este estudo de coorte foi realizado para investigar essas questões e mostrou que uma elevada proporção de pacientes com DHG continuam apresentando hipertensão após a alta, com aproximadamente 14% delas desenvolvendo hipertensão grave.

    Como o Estudo Foi Feito? 

    Esta coorte envolveu uma amostra populacional de pacientes com DHG de início recente (pré-eclâmpsia ou hipertensão gestacional) e sem hipertensão prévia, que tiveram parto entre setembro de 2019 e junho de 2021. As pacientes foram inscritas em um programa de monitoramento e manejo remoto da pressão arterial (PA) em uma unidade pós-parto. Os desfechos primários avaliados foram readmissão hospitalar e visitas à emergência dentro das primeiras 6 semanas após o parto. Os resultados mostraram que 81,8% das pacientes apresentaram hipertensão contínua no pós-parto, após a alta hospitalar; 14,1% apresentaram hipertensão grave e 22,6% necessitaram de início de medicação anti-hipertensiva após a alta. Além disso, pacientes com hipertensão grave apresentaram significativamente maior probabilidade de visitas à emergência e readmissões hospitalares após o parto.

    Qual o Impacto na Prática? 

    Esta coorte reforça a importância da implementação de programas intensivos de monitoramento e manejo da pressão arterial após a alta hospitalar de pacientes com DHG. Tais programas são essenciais para evitar readmissões hospitalares de emergência e o descontrole pressórico a longo prazo, que podem aumentar a morbimortalidade nesse perfil de pacientes.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/deve-se-monitorizar-a-pressao-arterial-apos-disturbios-hipertensivos-da-gravidez


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.