Tirzepatida Melhora Desfechos em Insuficiência Cardíaca
14 de agosto de 2024
2 minutos de leitura
Pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP) e obesidade apresentam sintomas congestivos que aumentam a morbidade desse perfil. Até o momento, a única classe medicamentosa com recomendação forte para o controle dessa condição são os inibidores de SGLT2. Nesse contexto, foi realizado um estudo randomizado de fase 3, que demonstrou que a tirzepatida reduz eventos de insuficiência cardíaca e melhora outros desfechos centrados no paciente, em comparação ao placebo.
O ensaio clínico SUMMIT incluiu 731 pacientes, com ou sem diabetes, de vários centros ao redor do mundo, inclusive do Brasil. Os participantes foram randomizados em dois grupos: um que utilizou tirzepatida (nas doses de 5, 10 ou 15 mg) e outro que utilizou placebo. Com um tempo médio de acompanhamento de 104 semanas, o uso de tirzepatida reduziu uma composição de desfechos relacionados à insuficiência cardíaca, que incluíam o tempo até a primeira ocorrência de visita a emergências por insuficiência cardíaca (IC), hospitalização por IC, intensificação de diurético oral e morte cardiovascular, em comparação ao placebo. Além disso, a tirzepatida melhorou os sintomas de IC e as limitações físicas mensuradas pelo Kansas City Cardiomyopathy Questionnaire (KCCQ-CSS), após 1 ano, sem a ocorrência de efeitos colaterais graves.
O ensaio clínico SUMMIT, anunciado em 01/08/2024 pela Eli Lilly, representa um passo importante para o tratamento da ICFEP, uma condição de difícil manejo terapêutico e que eleva significativamente a morbidade dos pacientes. No entanto, para a aplicação prática dessa terapia, é necessário aguardar a publicação completa dos dados do estudo e a aprovação pela FDA do uso da tirzepatida para o tratamento da ICFEP. Vale ressaltar que a submissão ao FDA está programada para o final de 2024.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/tirzepatida-melhora-desfechos-em-insuficiencia-cardiaca
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.