Tireoidite de Hashimoto Muda o Prognóstico do Câncer de Tireoide?
15 de novembro de 2024
um minuto de leitura
A tireoidite de Hashimoto (TH) é uma condição autoimune comum, mas seu impacto sobre os aspectos clínicos, patológicos e prognósticos do carcinoma diferenciado de tireoide (CDT) ainda não é totalmente esclarecido. Este estudo de coorte foi conduzido para investigar essa relação na população do Oriente Médio e revelou que, embora a TH influencie alguns parâmetros clínico-patológicos do CDT, ela não afeta o prognóstico global da doença.
Foram analisados dados de 1822 pacientes com CDT diagnosticados entre 1988 e 2018 em um hospital na Arábia Saudita. Os resultados mostraram que a TH foi significativamente associada a pacientes com idade inferior a 55 anos (p=0,0209), do sexo feminino (p=0,044) e com tumores em estágio 1 (p=0,0036). Além disso, a TH apresentou uma associação inversa com extensão extratireoidiana, metástases à distância e doença persistente/recorrente (valor de p significativo para essas associações). Em termos de prognóstico, não houve diferença significativa entre pacientes com e sem TH em relação à sobrevida geral e à sobrevida livre de recorrência.
O estudo indica que a presença de TH na população avaliada não influencia o prognóstico do CDT, apesar de afetar algumas características clínicas e patológicas. Esses achados sugerem que a TH pode não ser um fator prognóstico relevante para CDT, mas análises com maior amostragem e em diferentes populações serão essenciais para confirmação e ampliação desses resultados.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/tireoidite-de-hashimoto-muda-o-prognostico-do-cancer-de-tireoide
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.