Hiperglicemia Associa-se ao Aumento no Risco de Sangramento Pós-Trombólise
28 de outubro de 2024
um minuto de leitura
A trombólise intravenosa com alteplase em pacientes hiperglicêmicos com acidente vascular encefálico isquêmico (AVC) está associada a um aumento do risco hemorrágico e a piores desfechos funcionais. Para explorar essa associação, foi realizado este estudo observacional que mostrou que, em pacientes com AVC secundário à oclusão de grandes vasos e submetidos à trombólise, a hiperglicemia na admissão esteve associada a piores desfechos em 90 dias.
Foram revisados dados de 462 pacientes com AVC secundário à oclusão de grandes vasos, tratados com trombólise intravenosa com alteplase ou tenecteplase antes de trombectomia endovascular, entre janeiro/2020 e junho/2023. Os resultados mostraram que a hiperglicemia na admissão (≥140 mg/dl) esteve associada a taxas significativamente maiores de hemorragia intracraniana sintomática (p=0,019) e hematomas parenquimatosos (p=0,010). Além disso, pacientes hiperglicêmicos apresentaram um maior grau de perda de habilidades funcionais em geral quando comparados aos normoglicêmicos (p=0,007).
Os resultados do estudo mostram que pacientes com AVC submetidos à trombólise apresentam taxas mais elevadas de eventos hemorrágicos quando têm hiperglicemia na admissão hospitalar. Por isso, a importância da vigilância intensiva e do tratamento adequado da hiperglicemia neste perfil de pacientes, a fim de evitar desfechos clínicos negativos que podem aumentar a morbidade e mortalidade.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/hiperglicemia-associa-se-ao-aumento-no-risco-de-sangramento-pos-trombolise
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.