• Home

    Glicocorticoides Convencionais Pioram Desfechos em Insuficiência Adrenal?

    04 de outubro de 2024

    2 minutos de leitura

    Qual o Contexto? 

    Pacientes com insuficiência adrenal têm risco elevado de mortalidade, especialmente por complicações cardiovasculares. O tratamento convencional envolve glicocorticoides como o acetato de cortisona e a hidrocortisona de liberação imediata, que podem gerar picos e quedas nos níveis hormonais. Esse perfil de liberação está associado ao aumento do risco de complicações metabólicas e cardiovasculares. A hidrocortisona de liberação dupla, uma formulação mais recente, combina liberação imediata e sustentada em um único comprimido, proporcionando um perfil mais suave e fisiológico de glicocorticoides. Este estudo randomizado mostrou que o uso de glicocorticoides convencionais, em um seguimento de 10 anos, está associado a piores desfechos em pacientes com insuficiência adrenal, quando comparado à hidrocortisona de liberação dupla .

    Como o Estudo Foi Feito? 

    Foram recrutados 86 pacientes com insuficiência adrenal, que foram randomizados em dois grupos: 42 pacientes receberam glicocorticoides convencionais (GCC) e 44 pacientes receberam hidrocortisona de liberação dupla (HLD). O desfecho primário foi a avaliação do impacto dos dois tratamentos sobre mudanças metabólicas, como peso corporal, circunferência abdominal e outros parâmetros metabólicos, ao longo de 10 anos de seguimento. Os resultados mostraram que o grupo tratado com GCC apresentou piora significativa em indicadores como IMC (p=0,031), circunferência abdominal (p=0,047), pressão arterial sistólica (p=0,039), colesterol total (p=0,041), LDL (p=0,042) e hemoglobina glicada (p=0,040), em comparação ao grupo tratado com HLD.

    Qual o Impacto na Prática?

    Os achados deste estudo reforçam a necessidade de evitar o uso de glicocorticoides convencionais em pacientes com insuficiência adrenal, uma vez que esses medicamentos estão associados a uma piora significativa dos desfechos metabólicos e cardiovasculares. A hidrocortisona de liberação dupla, por outro lado, oferece uma alternativa mais segura, pois sua liberação mimetiza o perfil normal diário de cortisol, reduzindo os riscos de complicações metabólicas e, consequentemente, o risco cardiovascular nesses pacientes.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/glicocorticoides-convencionais-pioram-desfechos-em-insuficiencia-adrenal


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.