• Home

    Glicemia Pós-Prandial de 2 Horas é Melhor Preditora de Risco Cardiovascular

    01 de novembro de 2024

    2 minutos de leitura

    Qual o Contexto?

    Ainda não se sabe qual é o teste glicêmico diagnóstico mais adequado para predizer o risco cardiovascular em pacientes com histórico de doença arterial coronariana. Por isso, foi realizado este estudo de coorte, que demonstrou que o teste de glicemia pós-prandial de 2 horas (TGPP-2h) é o método mais eficaz para predizer o risco de eventos cardiovasculares futuros no perfil de pacientes avaliado.

    Como o Estudo Foi Feito?

    Foram selecionados pacientes entre 18 e 80 anos, não diabéticos, com diagnóstico de doença arterial coronariana feito há mais de 6 meses antes da avaliação inicial. Eles foram investigados por meio de glicemia de jejum, TGPP-2h e dosagem de hemoglobina glicada. O tempo médio de seguimento foi de 1,6 anos, e a avaliação de eventos cardiovasculares subsequentes foi realizada por questionário, pelo menos, 1 ano após a avaliação inicial. Os resultados mostraram que TGPP-2h ≥ 162 mg/dl e hemoglobina glicada ≥ 5,9% foram os preditores mais fortes de novos eventos cardiovasculares no perfil de pacientes avaliado (p<0,0001 e p=0,0010, respectivamente). Além disso, a análise multivariável revelou que o efeito da hemoglobina glicada sobre os eventos cardiovasculares foi explicado principalmente pela TGPP-2h (p=0,0042).

    Qual o Impacto na Prática?

    Este estudo sugere que a glicemia pós-prandial de 2 horas (TGPP-2h) é um marcador mais eficaz do que a hemoglobina glicada ou a glicemia de jejum na predição de eventos cardiovasculares em pacientes com alto risco. Embora o TGPP-2h ofereça melhor sensibilidade, ele é menos utilizado na prática clínica devido à sua complexidade, com preferência pela hemoglobina glicada e pela glicemia de jejum por sua simplicidade. No entanto, em pacientes com doença arterial coronariana, o uso do TGPP-2h pode ser útil para orientar o tratamento, permitindo ajustes terapêuticos mais precisos que podem melhorar o prognóstico e reduzir a morbidade e mortalidade. Portanto, apesar das limitações práticas, o TGPP-2h deve ser considerado nesse perfil de pacientes.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/glicemia-pos-prandial-de-2-horas-e-melhor-preditora-de-risco-cardiovascular


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.