• Home

    EndoSociety 2024 - Síndrome de Cushing cíclica

    04 de junho de 2024

    2 minutos de leitura

    Qual o contexto?

    Diagnóstico de Cushing pode ser desafiador em muitos casos, especialmente na definição da etiologia. É definida a síndrome de Cushing cíclica quando há variação nos níveis de cortisol avaliados, com pelo menos dois picos e um vale na produção de cortisol.

    Quais são as recomendações?

    Em uma revisão sistemática publicada no Lancet (Nowak, et al. Lancet, 2023) foram discutidas as características clínicas e os desafios diagnósticos na síndrome de Cushing cíclica. A prevalência da condição variou entre 9-26% na literatura, ainda em discussão se é realmente uma condição pouco comum ou se apenas subdiagnosticada (uma vez que nem sempre se detectam esses períodos de flutuação nos níveis de cortisol). Em relação à origem tumoral, pacientes com quadro ectópico estão mais relacionados com o quadro cíclico enquanto que tumores adrenais são menos relacionados.

    Quanto à avaliação laboratorial, o cortisol salivar pode identificar de forma confiável variações nos níveis de cortisol em curto período de tempo, porém é pouco utilizado. A dosagem de cortisol capilar é pouco realizada, mas se correlaciona de forma adequada com a ausência ou presença de sintomas (mudanças nas concentrações de cortisol em relação ao crescimento do pêlo). Para o cateterismo de seios petrosos, a sensibilidade e especificidade do exame variam em relação ao período em que foi realizado - se em fase de pico ou vale da doença.

    Em relação ao tratamento e desfechos, pacientes com síndrome de Cushing cíclica:

    • Foram tratados mais frequentemente com drogas de ação adrenal (supressão da síntese de cortisol)
    • Tiveram menores taxas de remissão
    • Tem maior duração de doença até a remissão
    • Tem número mais alto de cirurgias inadequadas para remoção de “tumores” 

    Qual o impacto na prática?

    Pacientes com síndrome de Cushing necessitam de seguimento a longo prazo, tanto pela possibilidade de recorrência como pela possibilidade de Cushing cíclico. A doença cíclica deve ser suspeitada em caso de pacientes com história prévia de hipercortisolismo, porém que apresentam achados clínicos e laboratoriais discrepantes. O seguimento bioquímico frequente é necessário para flagrar os picos, sendo o cortisol salivar à meia noite o método mais confiável para variações dos níveis de cortisol em curto prazo.

    Palestrante:

    Martin Reincke, MD

    Medizinische Klinik und Pliklinik IV, Munique, Alemanha


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/endosociety-2024-sindrome-de-cushing-ciclica


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.