EndoSociety 2024 -Efeito do tratamento com fezolinetant nos sintomas associados à menopausa em mulheres consideradas inadequadas para terapia hormonal: dados do estudo de fase 3b (DAYLIGHT)
04 de junho de 2024
um minuto de leitura
Os sintomas vasomotores (VMS) associados à menopausa podem impactar significativamente a qualidade de vida (QV) das mulheres.
O fezolinetant é um antagonista seletivo não hormonal do receptor da neuroquinina 3, que exerce uma função na regulação da temperatura corporal. A medicação é aprovada desde o ano passado nos EUA para o tratamento de VMS moderados a severos decorrentes da menopausa.
A aula mostrou resultados do estudo clínico de fase 3b, o DAYLIGHT, que avaliou questionários de qualidade de vida em 453 mulheres na pós-menopausa com VMS moderados a severos que não podiam usar terapia de reposição hormonal (227 no grupo fezolinetant 45 mg/dia vs. 226 no grupo controle).
Após 24 semanas de uso, o fezolinetant levou a melhora de VMS e qualidade do sono, além de aumento na produtividade e presenteísmo no trabalho, parâmetros avaliados por questionários de qualidade de vida. A medicação foi segura e bem tolerada.
Atualmente existem poucas opções de tratamento com boa eficácia para sintomas de menopausa naquelas mulheres que não podem ou não querem fazer terapia de reposição hormonal. Existe assim uma necessidade não atendida de medicações com esse perfil.
Este foi o primeiro estudo que avaliou parâmetros de qualidade de vida além de VMS com o uso do fezolinetant. A medicacao ainda não está disponível no Brasil. Se for disponibilizado no futuro, vai aumentar o arsenal terapêutico para o tratamento da menopausa.
Marla Shapiro, University of Toronto
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/endosociety-2024-efeito-do-tratamento-com-fezolinetant-nos-sintomas-associados-a-menopausa-em-mulheres-consideradas-inadequadas-para-terapia-hormonal-dados-do-estudo-de-fase-3b-daylight
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.