EASD 2024 - Quão Variável É a Variabilidade Glicêmica? Análise de Dados de Monitor Contínuo de Glicose ao Longo de Um Ano
13 de setembro de 2024
um minuto de leitura
A variabilidade glicêmica (VG) descreve as flutuações nos níveis de glicose no sangue e pode ser relevante para o desenvolvimento de complicações. No entanto, a própria VG também pode variar. A diretriz atual é calcular a VG em um período de duas semanas, mas não está claro se a duração desse período afeta a VG e quanto a VG varia. Diante disso, esse tema foi abordado pela Dra Eleen Schupp. durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.
O palestrante inicia Este estudo investigou a variabilidade glicêmica (GV) em pacientes com diabetes tipo 1, avaliando os efeitos de dias da semana, fim de semana, meses e estações do ano nas métricas de GV, como coeficiente de variação (CV), tempo no intervalo alvo (TIR), desvio padrão (SD) e glicemia média. Foram coletados dados de 262 participantes usando monitores contínuos de glicose ao longo de 2023. Os resultados mostraram que o CV foi maior aos sábados (34%) e no verão (33%); o TIR foi menor aos domingos (55%) e no outono (57%); o SD e a glicemia média foram mais elevados aos domingos e no inverno. A Dra. Schupp destaca que embora essas diferenças sejam significativas, elas são pequenas, e a relevância clínica ainda precisa ser investigada.
Na prática clínica, esses resultados destacam a importância de considerar o contexto temporal ao avaliar a VG e sugerem que estudos futuros devem investigar a relevância clínica dessas variações.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-quao-variavel-e-a-variabilidade-glicemica-analise-de-dados-de-monitor-continuo-de-glicose-ao-longo-de-um-ano
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.