• Home

    EASD 2024 - Qual É a Influência da Intensidade da Atividade Física na Composição Lipídica Muscular e na Sensibilidade à Insulina?

    11 de setembro de 2024

    um minuto de leitura

    Qual o Contexto?

    Os lipídios intramusculares (IMCL), alterados pelos exercícios físicos, estão associados à sensibilidade à insulina no músculo esquelético. No entanto, a relação entre as mudanças na composição dos IMCL devido à intensidade do exercício e a sensibilidade à insulina, juntamente com os mecanismos moleculares subjacentes, não são totalmente compreendidos. Diante disso, esse tema foi abordado pela Dra. Saori Kakehi durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.

    Resumo da Palestra:

    A palestrante inicia explicando que o seu estudo investigou o impacto da intensidade do exercício na composição lipídica do músculo esquelético e sua relação com a sensibilidade à insulina. Vinte homens japoneses com resistência moderada à insulina foram divididos em dois grupos: exercício de baixa intensidade (LIE) e alta intensidade (HIE). Após cinco dias de exercícios, os níveis de lipídios intramiocelulares (IMCL) no músculo tibial diminuíram 21% no grupo LIE e aumentaram 55% no HIE, apesar de ambos melhorarem igualmente a sensibilidade à insulina. O perfil lipídico do músculo foi alterado, com fosfolipídios específicos, como o ácido docosa-hexaenoico (22:6), aumentados no grupo HIE. A Dra. Kakehi conclui que os genes relacionados à produção de lisofosfolipídios (PLA2G4) e biossíntese de ácidos graxos (ELOVL2, FADS1) foram regulados conforme a intensidade do exercício. 

    Qual o Impacto na Prática?

    Na prática clínica, a intensidade do exercício pode ser um fator importante na regulação da sensibilidade à insulina através da modulação da composição lipídica muscular. Portanto, a intensidade do exercício influencia a composição dos lipídios intramusculares e, consequentemente, a sensibilidade à insulina. 


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-qual-e-a-influencia-da-intensidade-da-atividade-fisica-na-composicao-lipidica-muscular-e-na-sensibilidade-a-insulina


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.