EASD 2024 - Prolactina Atua nos Neurônios POMC Para Regular o Metabolismo Lipídico do Fígado
10 de setembro de 2024
um minuto de leitura
Existe uma associação negativa entre prolactina e a presença de doença hepática associada ao metabolismo (MAFLD) Os efeitos da prolactina no metabolismo lipídico são mediados principalmente pelo receptor de prolactina (PRLR), mas os órgãos específicos e mecanismos regulatórios envolvidos não são claros. Diante disso, esse tema foi abordado pela Dra. Ye Zhu durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.
A palestrante inicia explicando que uma pesquisa recente sugere que o sistema nervoso central (SNC) desempenha um papel regulador importante no metabolismo lipídico hepático e que os PRLRs estão amplamente distribuídos no SNC. No entanto, o mecanismo pelo qual o SNC regula o metabolismo lipídico hepático ainda não está claro. A Dra. Zhu explica que seu estudo revelou um novo papel da prolactina como regulador neural, controlando a atividade dos neurônios POMC e, assim, prevenindo a MAFLD através da neuromodulação. A palestrante conclui que a sua pesquisa elucidou os circuitos neurais e mecanismos moleculares pelos quais o SNC regula o metabolismo lipídico hepático.
Na prática clínica, tal pesquisa oferece evidências para a exploração de alvos centrais no tratamento da MAFLD.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-prolactina-atua-nos-neuronios-pomc-para-regular-o-metabolismo-lipidico-do-figado
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.