EASD 2024 - O que podemos concluir a partir dos estudos SELECT, STEP-HFpEF e FLOW?
09 de setembro de 2024
2 minutos de leitura
Diversos estudos, como SELECT, STEP-HFpEF e o FLOW investigaram a relação entre medicamentos específicos, a redução de peso e redução do risco cardiovascular, oferecendo aprendizados distintos. Diante disso, o Dr. Paul Valensi comparou os estudos citados durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.
O palestrante inicia resumindo os estudos SELECT, STEP-HFpEF e FLOW. O primeiro avaliou a eficácia da semaglutida na perda de peso em pacientes obesos com risco cardiovascular elevado. O estudo mostrou uma redução significativa no peso corporal, reforçando o benefício do GLP-1 na obesidade e na redução de risco cardiovascular. Já o STEP-HFpEF explorou o efeito da semaglutida em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (HFpEF) e obesidade. Os resultados destacaram uma redução notável no peso, além de melhorias nos sintomas e na qualidade de vida, sugerindo que a perda de peso impacta positivamente essa população específica. O estudo FLOW focou em pacientes com diabetes tipo 2 e doença renal crônica, investigando o uso de semaglutida e seu impacto não só na progressão da doença renal, mas também na perda de peso. A semaglutida mostrou-se eficaz na redução de peso entre esses pacientes e ao retardar a progressão da doença renal em pacientes com diabetes tipo 2 e doença renal crônica. O Dr. Valensi conclui que os análogos do GLP1 contribuem para a prevenção de doença cardiovascular e renal em pacientes com diabetes, bem como prevenção de isquemia miocárdica e insuficiência cardíaca em pacientes obesos ou com sobrepeso. O palestrante finaliza questionando: “What in combination with SGLT2i?” (O que em combinação com inibidores de SGLT2?).
Na prática clínica, todos os estudos citados indicam que a semaglutida promove uma perda de peso significativa em diversas populações, incluindo aqueles com obesidade, insuficiência cardíaca e doença renal crônica. A perda de peso está consistentemente associada a benefícios adicionais, como melhora cardiovascular e renal, especialmente em pacientes com comorbidades.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-o-que-podemos-concluir-a-partir-dos-estudos-select-step-hfpef-e-flow
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.