EASD 2024 - Mecanismos Moleculares Subjacentes à Obesidade
12 de setembro de 2024
um minuto de leitura
As alterações na expressão gênica e nas proteínas associadas ao índice de massa corporal (IMC) no sangue total refletem respostas moleculares à variação da adiposidade, lançando luz sobre seus mecanismos potenciais e pontos-alvo. Diante disso, esse tema foi abordado pela Dra. Jiefei Niu durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.
O palestrante inicia explicando que o seu estudo investigou as alterações na expressão gênica e proteínas relacionadas ao índice de massa corporal, visando entender os mecanismos moleculares da adiposidade. Foram analisados 13.320 genes e 809 proteínas em 1.414 participantes da coorte KORA FF4. Identificaram-se 459 genes no modelo básico (ajustado para idade e sexo) e 312 no modelo completo (incluindo outras variáveis). A análise de enriquecimento funcional revelou processos relacionados à obesidade, como metabolismo de eritrócitos, inflamação e estresse oxidativo. O gene ZNF827 mostrou forte correlação com níveis proteicos, e S100A9 foi validado via proteômica. A Dra. Niu destaca que a análise de randomização mendeliana indicou que 14 genes são influenciados pela obesidade, com DNAJB2 apresentando uma relação causal bidirecional.
Na prática clínica, tais resultados contribuem para um melhor entendimento dos mecanismos moleculares subjacentes à obesidade e podem orientar futuras pesquisas sobre possíveis intervenções terapêuticas.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-mecanismos-moleculares-subjacentes-a-obesidade
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.