EASD 2024 - Efeitos Benéficos do Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) Sobre a Capacidade Oxidativa e a Sensibilidade à Insulina
11 de setembro de 2024
2 minutos de leitura
O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) não apenas melhora consistentemente a capacidade oxidativa de todo o corpo (VO2max) em humanos, independentemente de sua sensibilidade à insulina, mas também aumenta a sensibilidade à insulina e induz a liberação de pequenas vesículas extracelulares (sEV; exossomos) em indivíduos com resistência à insulina com e sem diabetes tipo 2. No entanto, ainda não está claro se as mudanças metabólicas induzidas pelo HIIT persistem de forma semelhante entre indivíduos com diferentes graus de tolerância à glicose após a cessação da intervenção HIIT e quais são os possíveis mecanismos subjacentes. Diante disso, esse tema foi abordado pela Dra. Yanislava Karusheva durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.
A palestrante inicia explicando que o seu estudo investigou o impacto do HIIT em indivíduos com diferentes níveis de tolerância à glicose, incluindo diabéticos tipo 2 (T2D), resistentes à insulina (IR) e sensíveis à insulina (IS), após um período de 12 semanas de HIIT seguido de 4 semanas de destreinamento. O VO2max diminuiu após o destreinamento em T2D e IR, mas permaneceu acima dos níveis basais. A sensibilidade hepática à insulina e o conteúdo lipídico mantiveram-se melhorados em T2D e IR, mas o valor M retornou ao basal apenas em T2D. Houve aumento sustentado na liberação de vesículas extracelulares pequenas (sEV) em T2D e IR, associadas a proteínas inflamatórias e de estresse oxidativo. A Dra. Karusheva conclui que proteínas específicas nas sEV correlacionaram-se com parâmetros metabólicos, destacando o papel das sEV na comunicação entre órgãos induzida pelo exercício.
Na prática clínica, os efeitos benéficos do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) sobre a capacidade oxidativa e a sensibilidade à insulina persistem após um período de descondicionamento em indivíduos com resistência à insulina, independentemente do diagnóstico de diabetes.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-efeitos-beneficos-do-treinamento-intervalado-de-alta-intensidade-hiit-sobre-a-capacidade-oxidativa-e-a-sensibilidade-a-insulina
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.