EASD 2024 - Como a Sensibilidade à Insulina Influencia na Resposta Cerebral Evocada por Estímulos Alimentares em Crianças?

    10 de setembro de 2024

    2 minutos de leitura

    Qual o Contexto?

    A resistência à insulina na infância é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e comorbidades associadas mais tarde na vida. Estudos em adultos indicam que a resistência à insulina afeta funções cerebrais relacionadas ao comportamento alimentar e ao controle metabólico. No entanto, a relação entre a atividade cerebral relacionada a sinais alimentares e a sensibilidade periférica à insulina em crianças não é bem compreendida. Diante disso, esse tema foi abordado pelo Dr. Lorenzo Semeia durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.

    Resumo da Palestra:

    O palestrante inicia explicando que seu estudo incluiu 53 crianças (36 meninas), com idades entre 7 e 11 anos, e avaliou a sensibilidade periférica à insulina (SPI) por meio de um teste de tolerância à glicose oral. Utilizando ressonância magnética funcional, foram medidas as respostas cerebrais antes e depois da ingestão de glicose. A atividade cerebral e a conectividade funcional durante uma tarefa de sinais alimentares, que envolvia imagens de alimentos com alta caloria e imagens de não-alimentos, foram comparadas entre crianças com SPI baixo e alto. O Dr. Semeia conclui que crianças com resistência à insulina apresentam padrões distintos de conectividade cerebral, especialmente na ínsula, uma região importante para processos gustativos e de recompensa. Quando expostas a estímulos alimentares de alta caloria, essas crianças demonstraram uma comunicação mais forte entre a ínsula e regiões de recompensa, mas uma comunicação menor com regiões cognitivas.

    Qual o Impacto na Prática?

    Na prática clínica, essas diferenças de comunicação entre a ínsula e regiões de recompensa podem influenciar o comportamento alimentar e aumentar o risco de obesidade e diabetes no futuro.


    Autor do conteúdo

    Equipe DocToDoc


    Referências

    Públicação Oficial

    https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-como-a-sensibilidade-a-insulina-influencia-na-resposta-cerebral-evocada-por-estimulos-alimentares-em-criancas


    Compartilhe

    Portal de Conteúdos MEDCode

    Home

    Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.