EASD 2024 - Agonista de IL-22 Como Potencial Opção Terapêutica Para a Obesidade
12 de setembro de 2024
um minuto de leitura
A citocina interleucina-22 (IL-22) mostrou-se promissora como uma nova opção terapêutica que melhoraria os resultados de longo prazo para pacientes com obesidade e diabetes. Diante disso, esse tema foi abordado pelo Dr. Martijn van de Bunt durante sua palestra no evento da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) 2024.
O palestrante inicia explicando que o seu estudo investigou o efeito de um agonista IL-22 de longa duração na redução de peso em modelos de camundongos obesos induzidos por dieta. O tratamento com IL-22 e semaglutida (30 nmol/kg) durante 5 semanas resultou em uma redução de peso significativa (-18,9% e -28,5%, respectivamente), e a combinação de ambos reduziu o peso em -40,4%. Além disso, a mudança para IL-22 após tratamento inicial com semaglutida manteve a perda de peso (-38,2%). O mecanismo de ação do IL-22 foi associado à redução da ingestão alimentar e ao aumento da energia fecal eliminada. O Dr. Van de Bunt conclui que a perda de peso foi acompanhada por melhorias nos níveis de insulina, lipídios e enzimas hepáticas, sugerindo um efeito benéfico adicional sobre a saúde metabólica.
Na prática clínica, tal agonista do receptor de interleucina-22, pode ser uma nova opção terapêutica eficaz para a obesidade.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/easd-2024-agonista-de-il-22-como-potencial-opcao-terapeutica-para-a-obesidade
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.