Diabetes Pernambuco 2024 - Tirzepatida: Um Capítulo Revolucionário na História do Diabetes Mellitus Tipo 2
05 de julho de 2024
um minuto de leitura
O arsenal terapêutico do Diabetes Mellitus e da Obesidade aumentou nos últimos anos. A Tirzepatida é um medicamento novo duplo-agonista do receptor de GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose) e do receptor de GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon tipo 1) em forma de injeção subcutânea semanal. Diante do exposto, o Dr. Francisco Bandeira e o Dr. Freddy Eliaschewitz discutiram sobre esse medicamento no Diabetes e Metabolismo Pernambuco 2024.
O Dr. Freddy Eliaschewitz inicia a palestra mostrando que a disfunção mitocondrial leva a alterações epigenéticas que causam inflamação crônica, acarretando complicações do diabetes mesmo com a glicemia controlada após um longo período de hiperglicemia. O palestrante destaca que quanto maior a perda de peso, maior é a chance de remissão do Diabetes Mellitus tipo 2. A eficácia terapêutica superior da Tirzepatida sugere o potencial para o sinergismo relevante entre o agonismo do receptor GIP e do GLP-1. Dessa forma, os palestrantes reforçam que o melhor controle da hemogobina glicada e a redução de peso promovidos pela Tirzepatida são fundamentais para o sucesso no tratamento do Diabetes Mellitus.
Na prática clínica, a Tirzepatida demonstrou redução significativamente maior de hemoglobina glicada e de peso quando comparado às insulinas e à Semaglutida (estudos SURPASS). A titulação de dose desse medicamento permite uma melhor adaptação do paciente, além de minimizar efeitos adversos.
SATELLITE SYMPOSIUM LILLY TIRZEPATIDA: UM CAPÍTULO REVOLUCIONÁRIO NA HISTÓRIA DO DM2
Speaker: Francisco Bandeira e Freddy Eliaschewitz
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/diabetes-pernambuco-2024-tirzepatida-um-capitulo-revolucionario-na-historia-do-diabetes-mellitus-tipo-2
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.