Diabetes Pernambuco 2024 - Quais são as Estratégias de Tratamento Além da Reposição de Testosterona no Hipogonadismo Central em 2024?
08 de julho de 2024
2 minutos de leitura
Hipogonadismo é uma condição clínica de falência na produção de testosterona e espermatozoide, levando à infertilidade masculina e baixa libido. O tratamento é feito majoritariamente com a reposição de testosterona, porém, o clomifeno e HCG podem ser alternativas. Diante disso, esse tema foi abordado pelo Dr. Marconi Abreu durante sua palestra no evento Diabetes e Metabolismo Pernambuco 2024.
O palestrante inicia discutindo um caso clínico de Síndrome de Kallmann. Nessa condição clínica, o paciente deve ter a sua puberdade induzida com testosterona injetável. A indução de espermatozoide pode ser feita com HCG, e, adicionalmente, com molécula semelhante ao FSH, como o HMG. O Dr. Abreu apresenta o caso de hipogonadismo funcional, decorrente de obesidade. Nesse caso, o Clomifeno, ou Tamoxifeno, ou HCG, são alternativas para aumentar a testosterona. Ao prescrever testosterona, os níveis do hematócrito, estradiol e PSA devem ser monitorados. O palestrante finaliza reforçando que os Moduladores Seletivos do Receptor de Estrogênio (SERM) são opções baratas para tratar o hipogonadismo hipogonadrotrófico. Já o HCG é mais caro, porém, tem melhor resposta, independente da função hipofisária, nos pacientes com desejo de fertilidade. Apesar de não ter indicação em bula, existem diversos estudos científicos respaldando o uso dessas medicações no hipogonadismo hipogonadotrófico.
Na prática, para o diagnóstico de hipogonadismo a dosagem de testosterona deve ser consistentemente baixa. O horário ideal de o paciente dosar a testosterona é às 8 horas. Os SERMs aumentam a massa óssea e a massa magra do paciente, mas cefaleia e exacerbação de doença psiquiátrica estão entre os efeitos colaterais relatados. O tamoxifeno é usado para aumentar a quantidade de espermatozoide e reduzir a ginecomastia.
CENTRAL HYPOGONADISM IN 2024: TREATMENT STRATEGIES BEYOND TESTOSTERONE REPLACEMENT
Speaker: Marconi Abreu (USA)
Coordinator: Fábio Moura (PE)
Debators:
Ricardo Oliveira (RJ)
Alana Abrantes (PB)
Karine Almeida (SE)
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/diabetes-pernambuco-2024-quais-sao-as-estrategias-de-tratamento-alem-da-reposicao-de-testosterona-no-hipogonadismo-central-em-2024
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.