Diabetes Pernambuco 2024 - Como Abordar a Oftalmopatia de Graves em 2024?
06 de julho de 2024
2 minutos de leitura
A oftalmopatia de Graves é uma condição inflamatória autoimune imprevisível que afeta a região orbital, podendo ser potencialmente ameaçadora à visão. Cerca de 10% dos pacientes apresentam eutireoidismo ou hipotireoidismo. Os principais fatores de risco são o tabagismo, hipertireoidismo descompensado, tratamento com radioterapia e o sexo feminino. Diante disso, esse tema foi abordado pelo Dr. Hossein Gharib durante sua palestra no evento Diabetes e Metabolismo Pernambuco 2024.
O palestrante inicia demonstrando a escala de atividade para Oftalmopatia de Graves TED. Após graduar a sua gravidade, deve-se avaliar o tratamento. As medidas iniciais envolvem monitorar os hormônios tireoidianos a cada 4 a 6 semanas. Para casos leves, o Dr. Gharib recomenda observação ou reposição de selênio 100 mcg por dia. O tratamento é indicado para casos moderados ou graves se o paciente tiver proptose maior de 3mm, escala de diplopia de Gorman maior de 2, retração ocular e envolvimento leve a moderado de tecidos moles. Nesses casos, deve-se usar Glicocorticoide, Micofenolato ou Teprotumumab, além de considerar radioterapia e cirurgia descompressiva. O palestrante reforça que a radiação orbital é menos utilizada atualmente e o Rituximabe não é mais recomendado. O Dr. Gharib finaliza orientando que o corticoide intravenoso é o mais utilizado no controle da doença e o Teprotumumab deve ser preferido, ao invés da radioterapia, para casos moderados a graves com diplopia ou proptose.
Na prática, o diagnóstico precoce e a normalização da doença tireoidiana são os fatores mais importantes na condução da Oftalmopatia de Graves. O Teprotumumab é uma medicação nova com bons resultados nos casos moderados a graves com diplopia ou proptose, porém, tem custo elevado e seus principais efeitos colaterais são a hiperglicemia e hipoacusia.
THE 2024 APPROACH TO GRAVES’EYE DISEASE
Speaker: Hossein Gharib (USA)
Coordinator: Gustavo Caldas (PE)
Debators:
Luciano Albuquerque (PE)
Rosineide Torres (PB)
Nair Cristina (PE)
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/diabetes-pernambuco-2024-como-abordar-a-oftalmopatia-de-graves-em-2024
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.