Cirurgia Bariátrica Reduz Mais a Mortalidade do Que Agonistas do GLP-1 em Diabéticos
15 de julho de 2024
2 minutos de leitura
A obesidade é uma doença associada à elevada mortalidade geral e cardiovascular, e seu tratamento é feito com cirurgia bariátrica (CB) ou agonistas do GLP-1. No entanto, dados sobre a eficácia de algum deles sobre mortalidade e desfechos cardiovasculares não-fatais ainda são limitados. Assim, foi realizada esta coorte retrospectiva que mostrou maior redução de mortalidade com CB, quando comparada aos agonistas do GLP-1 de primeira geração em diabéticos com menos de 10 anos de doença.
6070 adultos, sem doença cardiovascular prévia, com obesidade e diabetes foram considerados elegíveis; aqueles submetidos à CB e aqueles que usaram agonistas do GLP-1 entre janeiro/2008 e dezembro/2021 foram combinados 1:1 por idade, sexo e características clínicas. O desfecho primário desta coorte retrospectiva unicêntrica foi mortalidade por todas as causas e o desfecho secundário foi eventos cardiovasculares maiores. Seus resultados mostraram que a CB foi associada à maior redução de mortalidade quando comparada aos agonistas do GLP-1 de primeira geração em pacientes diabéticos com duração ≤ 10 anos de doença, mediada por maior perda de peso. Não foi observada redução de mortalidade em pacientes com mais de 10 anos de doença e nem diferença na ocorrência de eventos cardiovasculares maiores fatais ou não-fatais entre todos os pacientes.
Este estudo deve ser interpretado com bastante cautela, visto que a população avaliada foi bastante selecionada (apenas pacientes de um único centro) e por não estarmos diante de um estudo intervencionista, que compare adequadamente a eficácia das duas intervenções. Dessa forma, para afirmarmos que a CB é superior aos agonistas de GLP-1, no perfil de pacientes estudado, é necessário estudos clínicos que investiguem o tema.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/cirurgia-bariatrica-reduz-mais-a-mortalidade-do-que-agonistas-do-glp-1-em-diabeticos
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.