VIV-TAVI é Associada a Taxas Mais Elevadas de Mortalidade
30 de agosto de 2024
2 minutos de leitura
A troca valvar aórtica transcateter valve-in-valve (VIV-TAVI) é utilizada como alternativa à reoperação cirúrgica em pacientes com válvulas aórticas bioprotéticas disfuncionantes, apesar de dados ainda limitados. Este estudo de coorte retrospectivo, baseado em uma população, mostrou que a VIV-TAVI está associada a uma menor incidência de complicações periprocedimento, mas a taxas mais elevadas de mortalidade tardia e hospitalizações por insuficiência cardíaca em comparação com a reoperação cirúrgica.
Foram incluídos na análise 1771 pacientes da Califórnia, Nova York e Nova Jersey, todos com histórico de troca valvar aórtica bioprotética e que se submeteram à VIV-TAVI ou à reoperação cirúrgica. O desfecho primário analisado foi a mortalidade por todas as causas. Os resultados mostraram que os pacientes submetidos à VIV-TAVI apresentaram menores taxas de sangramento, maior periprocedimento, falência renal aguda e necessidade de implante de marcapasso novo. No entanto, após 2 anos, a VIV-TAVI foi associada a uma maior mortalidade, bem como a uma maior incidência de hospitalizações por insuficiência cardíaca. Além disso, a mortalidade por todas as causas em 5 anos foi de 23,4% nos pacientes submetidos à VIV-TAVI, em comparação com 13,3% nos pacientes submetidos à reoperação cirúrgica.
Esta coorte fornece dados que contrastam com o observado na prática clínica: pacientes com válvulas aórticas bioprotéticas disfuncionantes e anatomia favorável se beneficiam do uso da VIV-TAVI, devido ao fato de ser um procedimento menos invasivo. No entanto, para uma melhor compreensão dos achados desta coorte, são necessários mais estudos clínicos randomizados. Por ora, na prática clínica, a VIV-TAVI continua sendo uma opção viável para o perfil de pacientes estudado, de acordo com sua anatomia.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/viv-tavi-e-associada-a-taxas-mais-elevadas-de-mortalidade
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.