Vacina Contra Herpes Zoster é Associada a Risco Menor de Demência
04 de setembro de 2024
um minuto de leitura
Existem evidências sugestivas de que a vacina contra herpes zoster pode ter um efeito protetor contra a demência. No entanto, os dados disponíveis são limitados e se concentram apenas na vacina atenuada, que foi descontinuada em favor da vacina recombinante. Este estudo foi conduzido para avaliar a associação entre a vacina recombinante contra herpes zoster e o risco de demência, mostrando que o uso da vacina recombinante está associado a um risco significativamente menor de demência até 6 anos após a vacinação.
Registros eletrônicos de saúde foram utilizados, aproveitando-se uma oportunidade natural criada nos Estados Unidos pela rápida aceitação da vacina recombinante e o desuso da vacina atenuada após outubro de 2017. Foram incluídos 103.837 pacientes que receberam a primeira dose da vacina recombinante entre 2017 e 2020, pareados através do propensity-score matching a 103.837 pacientes que receberam a primeira dose da vacina entre 2014 e setembro de 2017. Os resultados mostraram que a vacina recombinante contra herpes zoster está associada a um aumento de 17% no tempo livre de diagnóstico de demência, o que equivale a 164 dias adicionais vividos sem diagnóstico da doença.
Esta análise é relevante para a prática clínica, pois sugere um benefício adicional da vacina recombinante contra herpes zoster, que já está disponível no Brasil e é indicada para pacientes com idade ≥ 50 anos. Assim, recomenda-se e incentiva-se a aplicação desta vacina em pacientes acima dos 50 anos na proteção contra herpes zoster.
Autor do conteúdo
Equipe DocToDoc
Referências
Públicação Oficial
https://app.doctodoc.com.br/conteudos/vacina-contra-herpes-zoster-e-associada-a-risco-menor-de-demencia
Compartilhe
Copyright © 2024 Portal de Conteúdos MEDCode. Todos os direitos reservados.